Saturday, February 24, 2007

O que aprendi ontem.

O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Nesse sentido, é o antônimo de altruísmo.


Egoísmo e Egocentrismo

O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e factos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender a criar outras referências que não o si mesmo.

2 Comments:

Blogger biz said...

Inclusivamente na infência existe um período em que a criança de trata na 3ª pessoa "O João quer papa" e só depois passa a dizer "Eu quero papa".

6:48 AM  
Blogger Satya said...

Chama-se a essa fase de "egocentrismo infantil" narcisismo primário, e mais tarde, narcisismo secundário, numa fase posterior, onde começa a haver o investimento/descoberta da identidade sexual.

Todos nós o temos, ou tivemos, ambos, alguma vez. De outro modo não seria normal, nem sequer saudável.
O problema, é quando as barreiras do esporádico se transformam em rotina.
O problema... é quando se transforma em escolhas e atitudes diárias, de tal forma incorporadas que se transformam em traços de personalidade/caracter já inconscientes.
*

8:14 AM  

Post a Comment

<< Home